A Nova Temporada do Torneio de Robótica FLL, Hydro Dynamics (Dinâmica da Água), propõe aos estudantes buscar soluções de gestão para os recursos hídricos.
Por: SESI São Carlos
18/04/201715:02- atualizado às 16:21 em 19/04/2017
A equipe SESI São Carlos ASIMOV representa o Centro Educacional 407 da cidade de São Carlos/SP. O nome da equipe é uma homenagem a um dos principais nomes da literatura Isaac Asimov, um grade escritor de ficção cientifica.
Formada no ano de 2009, participou de diversos torneios de robótica, com destaque em duas participações no brasileiro e ganhou vários títulos nas regionais SESI-SP como: 1º Lugar no Core Values, 1º Lugar na Programação do robô, 2º lugar missões, 3° Lugar Missões, 1° Lugar Champions Award, 1° lugar no Gracious Professionalism, 1° lugar Estratégia e Inovação, 1° Lugar Geral, Prêmio Core Values de Inspiração.
Todo ano uma nova equipe é formada e o Torneio Interno de Robótica do CE 407 é a última etapa de um período dedicado a formação da equipe de Robótica FLL.
O desafio da nova temporada do Torneio de Robótica FLL, batizada de Hydro Dynamics (Dinâmica da Água), propõe aos estudantes uma investigação do universo da água, levando em consideração os seguintes quesitos: como nós encontramos, transportamos, usamos ou descartamos a água?
O que pode tornar-se possível quando compreendemos o que acontece com a nossa água?
Embasados nesse tema, os alunos buscaram soluções inovadoras aos problemas identificados durante a análise da “Dinâmica da Água”.
Durante os meses de fevereiro a abril alunos do 6º ao 9º participaram no horário contrário das aulas de oficinas com aulas de robótica, programação, metodologia da pesquisa e desenvolveram o projeto de pesquisa, o robô e a programação.
No último dia 11 de abril num intenso processo seletivo as equipes apresentaram seus robôs e explicaram a programação, socializaram seus projetos de pesquisa, onde encontraram a solução para um problema identificado e no Torneio Interno de Robótica puseram a prova o robô na arena, apresentaram a pesquisa nos stands, mostraram seus talentos e muita animação durante toda competição.
O objetivo é oportunizar os talentos da escola onde são os alunos que brilham com seus esforços, adquirindo aprendizado num curto período, e assim demonstram o espírito competitivo, a amizade e a alegria de celebrar novamente o prazer de ser da ROBÓTICA SESI.
Ao levar a robótica para as salas de aula, o SESI busca estimular o interesse das crianças e adolescentes pelas áreas de química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. O que parece uma brincadeira com robôs é, na realidade, uma forma inovadora de ensino. É assim que a robótica influencia na formação de futuros profissionais e promove melhor aprendizado entre estudantes.