Superando mais de 9 mil participantes, aluno do SESI é destaque do concurso em 2024
Por: Kathlen Martins - SESI SP
06/11/202415:59- atualizado às 16:10 em 06/11/2024
O SESI São Carlos celebrou uma vitória marcante no concurso de redação EPTV na Escola. O aluno Gustavo Henrique da Silva, do 9º ano da escola CE 407, conquistou o 1º lugar na 25ª edição do projeto, superando mais de 9 mil participantes da região com uma redação poética sobre o impacto da Inteligência Artificial. Sob a orientação da professora de português Cibele Cristina Morasco, Gustavo explorou os dois lados dessa tecnologia, provocando uma reflexão sobre seu papel como aliada ou inimiga da humanidade.
A premiação aconteceu no dia 31 de outubro, durante o Jornal da EPTV, onde Gustavo foi anunciado entre os dez melhores colocados. O evento, que ocorre anualmente, tem o objetivo de estabelecer uma comunicação efetiva com a área de educação, a fim de promover a conscientização do público a respeito dos temas, dando voz para o protagonismo aos finalistas. Emocionado, o aluno expressou sua gratidão pela conquista. “Eu fico muito feliz, é uma grande conquista na minha vida e eu nunca imaginei que eu também ia conseguir isso, porque foram mais de 9 mil pessoas participando no projeto, então me sinto muito feliz e agora é só agradecer”, declarou Gustavo.
A professora Cibele, que acompanhou de perto o desenvolvimento do texto, compartilhou sua emoção com o resultado. “Estou me sentindo muito alegre, emocionada até, e muito orgulhosa. O Gustavo conseguiu atingir o primeiro lugar entre tantas redações. Esse concurso é difícil; a gente tem esperança, mas sabe que é muito desafiador. Ano passado ficamos em 8º lugar e, este ano, pegar o primeiro lugar foi uma surpresa, mas também o resultado de muito trabalho”, afirmou.
A mãe de Gustavo, Josefa Francisca da Silva, também se mostrou orgulhosa da conquista do filho. “Fiquei muito feliz, eu não esperava. Mas eu sei que ele é um filho muito dedicado, estudioso e inteligente. Gostei muito da poesia dele. Estou muito orgulhosa e feliz com a conquista”, comentou.
Para a diretora da escola, Andrea Polo, o reconhecimento é um reflexo do comprometimento da instituição e do potencial dos estudantes. “A sensação que fica é de estar cumprindo a missão de realizar um bom trabalho. Acho que toda a comunidade consegue sentir o potencial dentro da nossa escola. É um chá de ânimo, motiva, incentiva e dá muita alegria. São os frutos do trabalho, o reconhecimento da professora que desenvolveu, que deu repertório para ele trabalhar a redação. É uma alegria que dividimos com toda a nossa comunidade”, finaliza a diretora.