O evento acontece de 25 a 30 de novembro no Sesi São Carlos e reúne atividades gratuitas como: oficinas, palestras literárias, feira de troca de livros, feira de economia solidária e criativa, recitais de poesia, apresentações teatrais e um sarau
Por: Sesi São Carlos
12/11/201917:43- atualizado às 18:14 em 12/11/2019
Entre os dias 25 e 30 de novembro, o Sesi São Carlos realiza a Semana Literária "Diversidade na literatura, na arte e nas rimas". O evento é um projeto cultural de integração de conhecimento através da linguagem artística e acontecerá no Centro de Atividades do SESI de São Carlos, localizado na R. Cel. José Augusto de Oliveira Salles, 1325 - V. Izabel.
A programação é composta por atividades gratuitas como: oficinas, palestras literárias, feira de troca de livros, feira de economia solidária e criativa, recitais de poesia (com a presença de poetas da região), apresentações teatrais e um sarau.
A Semana Literária do SESI São Carlos é realizada contando com a parceria de pesquisadores ligados a importantes centros universitários, escritores, um conjunto de jovens artistas e rappers da região, bem como grupos que trabalham com consumo consciente e criativo. O evento pensa assim reafirmar o SESI como um equipamento de cultura que possibilite a troca de saberes artístico, popular e científico.
"Todas as oficinas e palestras literárias foram elaboradas para auxiliar o público a se lançar no processo de criação." - Afirma Milena de Lima e Silva, Mediadora Cultural do SESI-SP e responsável pela produção do evento.
25 de novembro
segunda, das 18h30 às 20h
Local: Sala de aula do Ensino Médio
O fado do herói: o que eu preciso para ser autor? - com Lenna Mayara de Barros
A proposta desta oficina gira em torno do debate sobre autoria com a atividade: quem é ou pode ser autor(a)? E a temática será trabalhada por meio da vida e obra de Carolina de Jesus e seu livro Quarto de Despejo.
-
26 de novembro
terça, das 18h30 às 20h
Local: Sala de aula do Ensino Médio
Literatura e emancipação na afro-diáspora de língua portuguesa - com Dionísio Pimenta
Através de uma análise comparativa de poemas escritos por afro-brasileiros, angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos e são-tomenses, publicados entre os anos 70 e 80, é possível perceber como a cultura foi mobilizada por diferentes atores sociais da diáspora africana por meio da literatura enquanto performance estética de protesto contra o colonialismo e o racismo. Os livros organizados por Mário Pinto de Andrade são Antologia temática de poesia africana 1 e 2 e por Oswaldo de Camargo Antologia de poetas negros brasileiros.
-
27 de novembro
quarta, das 18h30 às 20h
Local: Sala de aula do Ensino Médio
Ditadura e feminismo: olhares de meninas a reler o Brasil - com Evelyn Mello
Filha de seu tempo, a obra As meninas de Lygia Fagundes Telles desafia os duros tempos de fardas ao entregar sua narrativa a Lia, Lorena e Ana Clara. Contrapondo-se ao discurso oficial de quem ocupava o poder, as três vozes narrativas, desde diferentes classes sociais, revelam os sufocos de ser menina em tempos de repressão. Aqui, a letra, sem dúvida, enfrentou o canhão.
-
28 de novembro
quinta, das 18h30 às 20h
Local: Sala de aula do Ensino Médio
Processos de escrita poética: cadê a poesia? - com Jéssica Mercado e Anderson Petroni
Partindo da indagação sobre onde podemos encontrar a poesia, os proponentes pretendem trabalhar aspectos formais e de conteúdo poético. Após breve apresentação teórica será proposta a atividade de escrita através da poesia blecaute. Serão utilizados textos de José Paulo Paes, Charles Baudelaire, Fernando Pessoa, Gab Marcondes, Stéphane Mallarmé, além de exemplos de poesia blecaute.
-
FESTA LITERÁRIA
30 de novembro
sábado, das 9h às 18h
Feira de Troca de Livros
das 9h às 18h | Local: Tenda de Cultura
O SESI disponibilizará um acervo inicial de livros para estimular a troca de livros engavetados, todo o público que frequentar a unidade neste dia poderá trazer seu acervo para troca, e sair com novos livros para leitura.
-
Feira de Economia Solidária e Criativa NuMi-EcoSol UFSCar
das 9h às 18h | Local: Área Externa
A economia solidária aliada à economia criativa são um jeito de estar no mundo e de consumir produtos locais, saudáveis, que não afetem o meio ambiente, que não contenham transgênicos e que não sejam de grandes empresas. Ambas economias representam movimentos que lutam pela mudança da sociedade, num modelo de desenvolvimento centrado na pessoa e construído pela população. A feira a ser realizada no SESI contará com barracas de Alimentação, Artesanato e Alimentos in Natura e Orgânicos.
-
O 'eu' poético no mundo: vivências, reflexões e poesia - implosão da memória que não quer morrer" - com Tadeu Marcato
das 10h às 11h | Local: Área externa
O poeta araraquarense trabalha temas da Poesia, Filosofia e dependência química.
-
Tertúlia: Fahrenheit 451 - com Marcos Gigante
das 11h às 12h | Local: Tenda da Escola do Ensino Infantil
Esta será uma atividade de palestra literária basteada no texto de Ray Bradbury.
-
Compartilhamento de processo: o corpo em foco - com Núcleo teatral do TUSP
14h | Local: Sala de Dança
Com o foco nos corpos, na beleza de sermos quem somos, com todas as nossas formas, idades, tamanhos, cores, sotaques e histórias, o grupo desenvolverá uma experiência estética que reflita sobre preconceitos sofridos pelos corpos que não se encaixam em padrões. O experimento utiliza um misto de linguagens: teatro, dança, música e artes visuais e se assume como inacabado e impreciso.
-
Teatro Colhendo Memórias - com Cia Cornucópia de Teatro
15h | Local: Tenda de Cultura
A história se passa num dia comum de duas comadres moradoras da antiga colônia do engenho central. Em um determinado momento lembram do BAÚ da Mãezinha, onde estão recordações de um passado cheio de emoções. Entre fotos, enfeites, estandartes vem à tona várias lembranças. Com abordagem artística de cultura popular o espetáculo é indicado para público infanto-juvenil.
-
Narrando nações pós-coloniais: representações de sujeitos e experiências em romances de Pepetela e Mia Couto - com Dionísio Pimenta
15h30 | Local: Sala de Dança
A palestra fará uma análise dos romances Mayombe de Pepetela e Terra Sonâmbula de Mia Couto a partir das narrativas históricas de construção da identidade nacional por meio das guerras em Angola e Moçambique, notando como a literatura pode ser uma forma de descolonização do poder, do saber e do ser.
-
Sarau e Batalha de Rimas - com Coletivo Lutarte
das 16h30 às 18h | Local: Tenda de Cultura
Apresentação do coletivo através do Sarau Minas de Ouro seguido por microfone aberto onde poderão ser lidos os textos produzidos nos workshops realizados durante a semana literária. Por fim o coletivo convida a todos para uma batalha de rimas.