O que está buscando?

Confira dicas e orientações para o dia a dia de estudos em casa

Assista ao bate-papo online “Desafios da aprendizagem em casa. Como lidar com essa nova realidade?”, e confira dicas valiosas dos especialistas em educação do SESI-SP

 Por: Karina Costa, Núcleo de Comunicação
16/07/202016:08- atualizado às 17:31 em 04/08/2020

Na última terça-feira, 14 de julho, a rede escolar do SESI-SP reuniu quatro de seus especialistas para uma conversa virtual dedicada aos desafios da aprendizagem em casa. Foram compartilhadas dicas e orientações práticas para facilitar o dia a dia de pais e alunos durante o ensino não presencial. A live, transmitida pelo canal da instituição no Youtube, pode ser assistida a qualquer momento no link.

Entre as discussões abordadas durante o bate-papo online, a pedagoga e arteterapeuta, Neusa Kiryu, alertou que uma das funções da família é não assumir o papel do professor. “Esse profissional continua sendo o especialista e possui a didática necessária para ensinar de um jeito diferente das aulas na escola”. Portanto, nesse contexto do ensino não presencial, os pais devem ser apoiadores desses estudantes.

“Eles podem ser gestores, líderes dessas crianças e adolescentes, no sentido de ajuda-los na organização de horários, do ambiente de estudos e planejamento. Em qualquer faixa etária do processo de desenvolvimento dos filhos, os pais precisam estar junto, motivar, orientar. Mesmo os adolescentes não são totalmente autônomos para gerir sozinhos todas as responsabilidades”, completou a especialista em Neuropsicologia, Camila Ferreira Locateli.

As questões emocionais pelas quais todos estão passando, também devem ser levadas em consideração, segundo a psicóloga educacional, Aida Santangelo. Os pais devem observar alterações no comportamento dos filhos em relação ao humor, sono, se apresentam sintomas como irritabilidade, agressividade, ansiedade ou mesmo dificuldades em dar conta de atividades do dia a dia, antes realizadas normalmente.

“Tudo isso que estamos vivendo afetou emocionalmente esses alunos, muitos têm experimentado situações de medo extremo diante do inesperado, desilusão e tristeza pelo isolamento e a privação de ter uma vida social, não apenas pelo ensino remoto. Uma mudança drástica como essa pode ser fator de risco para a saúde mental, então, reconhecer e pedir ajuda é essencial”, orientou a psicóloga educacional, Aida Santangelo.

Estabelecer uma rotina em casa diante dessa nova realidade traz segurança e pode ser uma resposta positiva para lidar com todos esses desafios. “Importante que essa rotina seja combinada de acordo com a realidade de cada família, que pais e filhos organizem juntos o tempo para todas as necessidades relacionadas aos estudos, mas também para fazer as refeições, descansar, além dos momentos de lazer, descontração e diálogo. Essa estruturação gera um senso de normalidade que ajuda na estabilidade emocional. Caso o formato de rotina não dê certo, não há problemas em readequar”, complementou Aida.

Assista a live e confira mais dicas e orientações práticas para facilitar o dia a dia de pais e alunos durante o ensino não presencial.

 

 

 

A temática da primeira edição do Papo em Família LIVE foi escolhida a partir de uma pesquisa realizada com os pais de alunos da rede escolar do SESI-SP. No levantamento, eles puderam relatar as situações vivenciadas no contexto familiar nesse momento de ensino não presencial, expor dúvidas, descobertas e conquistas. Esses relatos foram transformados em desenhos para representar esse momento vivido pelas famílias. Confira abaixo:

 

“Eu primeiro”. Arte por Neusa Kiryu, pedagoga e arteterapeuta

 

“Resposta Certa!”. Arte por Neusa Kiryu, pedagoga e arteterapeuta

 

“Orientem-me!”. Arte por Neusa Kiryu, pedagoga e arteterapeuta

 

“Quanto Tempo Mais?”. Arte por Neusa Kiryu, pedagoga e arteterapeuta

 

Se identificou? Então não deixe de assistir ao bate-papo online e fique ligado nas próximas conversa que serão promovidas pelo SESI-SP com as famílias!

Leia também